quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Além do véu e grinalda: 10 coisas diferentes para fazer no casamento

1. Comece pelo convite
Danielle Gaspar e André Yasaka emocionaram os convidados bem antes do início da cerimônia, com o convite feito por eles próprios. Sou jornalista, ele é redator publicitário. Eu queria escrever muito, ele teve que enxugar as linhas, ela conta. O casal, além das palavras bonitas, escolheu algumas músicas da sua trilha sonora para mostrar aos amigos e familiares. Fomos até o centro de São Paulo comprar os CD´s pequenos, gravamos e testamos cada um, fizemos a arte, orçamos nas gráficas..., conta. O trabalho, além de inspirador, aproximou ainda mais os pombinhos e poupou alguns reais, afinal cerca de 200 convites custaram aproximadamente R$ 470. Optamos por papéis simples, baratos e bonitos, e o próprio André escreveu em cada envelope o nome do destinatário.

2. Bênçãos diferentes
Quando os noivos não praticam ou seguem religiões diferentes, existem outros modos de obter a bênção, fora da igreja. Danielle e André, por intermédio de uma de suas madrinhas, a Luanda, conheceram o ministro Levy, membro ativo na igreja messiânica que aceitou a honra de torná-los marido e mulher. Já Flávia Yamada dos Santos, no seu casamento com Fabio Valério, optou por uma cerimônia ecumênica, comandada pela monja Coen e por um padre da igreja católica. Minha família é budista e a dele, católica. A cerimônia não teve nada ensaiado, o que foi muito bonito. Intercalamos os rituais, pois ambos seguem o mesmo roteiro, mas de maneiras diferentes, explica. Ela entrou em contato com a monja e com o padre com cerca de oito meses de antecedência para combinar os detalhes.

3. Os avós levam a aliança
O casamento de Flávia, além de ecumênico, teve outra surpresa: quem levou as alianças ao altar foi a avó do noivo, a dona Conceição. Nós não temos crianças na família, então resolvemos assim. E depois que ela aceitou o convite, fizemos uma surpresa para a família toda!, revela. Quem viveu a mesma situação foi Maysa Moraes, que trocou as alianças com André Melo depois que as recebeu das avós dele, dona Maria e dona Teresa. Quando minha irmã me contou que foi a um casamento e viu a avó levando as alianças, comecei a chorar imediatamente. As minhas já faleceram e logo lembrei o quanto o André é apegado nas suas e encontrei uma maneira de homenageá-las, colocá-las no altar e incentivar a participação delas neste momento, conta. Além do mais, a simbologia é linda, transmite a longevidade do casamento e a bênção da união por pessoas tão experientes, completa. As duas avós ficaram muito felizes em conhecer a igreja com antecedência, ensaiar, acompanhar os detalhes e ficar perto dos noivos nesse momento.

4. Casamento celta
Que tal casar-se em uma cerimônia totalmente personalizada, montada a partir de um estudo do casal com base no IChing e no Feng Shui? E que esta cerimônia ainda tenha a participação ativa dos familiares e amigos mais amados do casal? A ritualista Bia Moura Leite realiza matrimônios assim. Após o estudo, chego em um tema e desenvolvo o ritual, que não está ligado a religião e, sim, a celebrar o amor perto das pessoas queridas, explica. O casamento celta é dinâmico, interativo e emocionante. Com a participação das pessoas, há quem cante, faça uma brincadeira, descontraia... Tudo com a intenção de abençoar e homenagear os noivos, ilustra. A troca das alianças é baseada nos elementos da natureza, o casal fica de frente para os convidados, os pais dos noivos são reverenciados e também abençoam a união. Tudo bem diferente do método tradicional.

5. Retrospectiva animada
Em algum momento vocês exibirão no telão as fotos do namoro, das viagens, da infância e adolescência de vocês, certo? Inove com um desenho animado dublado com as suas vozes e roteirizado de acordo com a sua história. O publicitário Marcelo Rodiño criou um serviço diferente, o Wedding Cartoon, que consiste em apresentações de 2 a 3 minutos, a partir de entrevistas com os futuros cônjuges, amigos e parentes. É uma maneira divertida de contar pra todo mundo como vocês se conheceram e por que estão se casando.

6. Casório ecológico
Você pode fazer a sua parte para salvar o planeta sem ter que oferecer o jantar em pratos recicláveis ou usar um vestido de fibras naturais. Basta neutralizar o carbono emitido pela sua festa com o plantio de novas árvores. Leonardo Rizzo Hungueria, diretor da agência de marketing promocional Rizz, especializada em eventos ecoconscientes, explica: Você deve calcular todo o gás carbônico emitido para o casamento acontecer. Dos carros dos fornecedores até os dos convidados, passando pelo tanto que você emitiu durante as negociações com fornecedores e então chegar ao número de mudas que deve plantar para compensar, explica. Algumas entidades, como a Carbono Neutro, oferece a calculadora e formas de compensação. Quem usou o plantio de árvores para simbolizar o início de uma nova vida foram o Rodrigo e a Michelle Mendonça, que durante a cerimônia de casamento plantaram uma muda de flamboyant no sítio da família do noivo.

7. Mais do que um bem casado
Para deixar o seu casamento na memória, aposte em lembrancinhas que têm tudo a ver com vocês, ou pelo menos um dos dois. Maria Tereza Fondora casou-se com Julian aqui no Brasil, mas ele é colombiano, e uma forma que ela encontrou de homenagear o país do amado (e consequentemente a sua família e os convidados que vieram de longe) foi oferecer a miniatura de Chiva, artesanato típico da região. Durante o noivado fui conhecer a Colômbia e trouxe este souvenir que despertou a curiosidade e admiração de todos. A chiva é um meio de transporte utilizado nas cidades rurais da Colômbia, na qual camponeses e agricultores levam o que produziram para vender nas cidades maiores. Nas cidades grandes são usadas como ônibus turísticos e à noite se transformam em Chivas Rumberas, discotecas ambulantes, detalha. Minha sogra, que mora na Colômbia, trouxe 300 miniaturas na bagagem de mão na véspera do casamento e deu tudo certo, não quebrou nenhuma!, comemora.

8. Transmissão pela internet
Se assim como a Tereza você se casará com um estrangeiro e nem todos os convidados poderão prestigiar a cerimônia, transmita os melhores momentos ao vivo, pela internet. A Foto Studio Equipe faz a cobertura e realiza a transmissão de um clipe (de no máximo 12 minutos) no site que pode ser acessado pelos convidados virtuais. Também podemos mandar e-mails para uma lista selecionada pelos noivos com o link, explica Leonardo Pogrebinchi, editor de imagens. O preço para este serviço varia de R$ 5 mil a 15 mil reais, de acordo com a quantidade de câmeras e tecnologia necessárias.

9. Como em um conto de fadas
Carla Madiutto e Edson Rodolfo da Silva fariam apenas o casamento no civil, mas mudaram de ideia na última hora e decidiram receber os amigos e familiares em um buffet infantil em Jundiaí, São Paulo, vestidos de Cinderela e Príncipe Encantado. As madrinhas serão as outras princesas da Disney: Pequena Sereia, Bela, Rapunzel, Jasmine e Sininho, e os padrinhos, seus respectivos príncipes, conta. Não queria um casamento tradicional e todos os outros convidados também virão fantasiados, completa.

10. Nova lista de presentes
Eu já morava com o Renan, então tínhamos o essencial para a casa. Foi por isso que pensamos em dar uma outra opção para os convidados nos presentear: as cotas de lua de mel. Contratamos a agência Blessing Tour, que cuidou do controle de tudo – bastava os convidados entrarem em contato e fazer o depósito da quantia desejada. Com o valor que recebemos pagamos cerca de 50% do valor da nossa viagem espetacular! Ficamos quatro dias em um resort em Muro Alto (PE), quatro dias em Fernando de Noronha e mais quatro em Natal. Amamos os presentes e em vários momentos lembrávamos dos amigos que participaram desse momento tão sonhado, conta Sabrina Reis Guedes, que no início teve dúvidas sobre o sistema inovador de lista de presentes mas depois percebeu que foi uma escolha muito acertada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário